Como fazer pesquisas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Currículo

Primeiro é preciso esclarecer o que devemos entender pelo termo
“currículo”. O termo é usado com vários sentidos e várias definições têm
sido apresentadas.
Inicialmente o currículo era visto apenas como uma grade a ser cumprida mas depois dos estudos feitos podemos compreender que ele vai além disso.
Currículo é todo aprendizado adquirido dentro ou fora da sala de aula. É toda a bagagem trazida e construída por cada individuo.
Currículo também pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando avaliar. Veja bem ele é um guia de sugestão e não de obrigação. Isso porque é muito difícil eleger que de tal maneira o aluno aprende e de tal não. Nosso alunado é heterogêneo. E se são diferentes não podemos eleger apenas uma maneira de ensinar e aprender.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Memorial

O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as (TICs) numa abordagem educacional enfatizando a maneira de aprender mudando de atitudes e concepções, visando a incorporação da mesma na gestão e no cotidiano da escola. Por meio de uma metodologia de formação voltada para o contexto escolar, a ação reflexiva articulada com as teorias, bem como as interações entre participantes, desencadeando neles, mudanças na forma de aprender com o uso das TICs.
No ambiente virtual do curso, uma das principais características é o registro das interações entre os participantes que ocorrem nos espaços de comunicação e das atividades realizadas individuais ou em grupos .Na metodologia criada para este
curso, a interação entre professor e alunos e entre os alunos favorece a construção de uma rede humana de aprendizagem que se viabiliza por meio da rede tecnológica. No ambiente virtual, os participantes expressam suas experiências, reflexões e questionamentos, assim ampliei meus conhecimentos e fiz uma reflexão sobre os modelos de aprendizagem no contexto abordado, vivenciei um modelo novo de aprendizagem contribuindo bastante para o meu crescimento pessoal e da unidade escolar ,o que mais dificultou foi o tempo, superei com a ajuda das colegas( Vitalina, Dalvina e Michely) e da tutora Elizangela.
Vale ressaltar que as leituras e entrevistas indicadas durante o curso foram importantes instrumentos para o meu embasamento teórico referente às exigências e necessidades da era do conhecimento em que vivemos.
Considerando a experiência que já tive de sala de aula, posso afirmar que a minha visão de prática pedagógica agora não é mais a mesma. As abordagens e as discussões deste curso fizeram-me ver a necessidade de pensar a escola, a sala de aula de uma maneira diferente, as TICs na educação são ferramentas para serem exploradas de forma criativa e interativa tornando o aluno construtor do seu conhecimento, assim mudando a pratica pedagógica,bem como paradigma em que se apoiava até o momento para se aventurar com as TICs.esse recurso pode ser explorado nas aulas de forma oral ,escrita e digital fazendo com que a sala de aula deixe de ser um espaço de competição e passa a ser um lugar de construção de conhecimento.





LUCIANA AIRES DOS SANTOS SOARES
PORTO NACIONAL 28/09/2010

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Refexão sobre os desafios da linguagem no século XXI

A rede mundial de computadores atualmente tem tido um papel muito importante dentre as novas Tecnologias de Informações e Comunicações em todos os sentidos, pois ela facilita em grande escala a vida de muitas pessoas. Algumas pessoas acreditam que esta linguagem utilizada na Internet e nos celulares não afeta e nem deve ser considerada ameaça à escrita culta da língua portuguesa, pois é mais um modismo dos jovens diante das tecnologias a eles apresentadas.
Aos educadores é uma questão de bom senso e saber impor limites. Há os textos que podem ser escritos com esta linguagem, que normalmente é em conversas informais entre amigos ou na hora de colher alguma informação para posteriormente elaborar uma atividade ou mesmo um texto, este sim, deve ser escrito na forma culta da escrita,temos duas realidades distintas, cabe a nós educadores sermos os mediadores desta aprendizagem e em vez de combater o internet podemos utilizá-lo como aliado em sala de aula e vê-lo como mais uma oportunidade de trabalhar a língua portugues.A Internet traz novos desafios pedagógicos para as escolas e é fundamental que os professores estejam bem preparados para enfrentarem esses desafios. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena aprender.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Incentivando à pesquisa











Material TV Escola - Copa do Mundo: O Futebol











DESENHO ANIMADO NA ESCOLA - PORTAL DO PROFESSOR

Evidência de aula

A pesquisa na escola

Após uma reunião com a equipe escolar que participa do cursos as TICs, fizemos a leitura de diversos materiais disponíveis no site: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml
Dentre diversos planos e dicas de aula escolhemos um tema que daria para trabalhar com todas as disciplinas. Aproveitamos também para fazer intervenção pedagógica nas salas de aula.
O tema trabalhado foi a "Pesquisa" e o texto escolhido foi: "Avalie com os estudantes a credibilidade dos sites de busca". A partir daí planejamos nossa aula, criamos slides para apresentação e aplicamos o conteúdo em sala de aula.
A receptividade dos alunos foi muito boa, eles demonstraram bastante motivados, participaram muito da aula por meio de comentários, perguntas, leituras e sugestões. A aprendizagem deles ocorreu, e ainda está ocorrendo, de forma prazerosa. Isto porque eles hoje iniciam uma fase de pesquisadores compromentidos com o ambiente escolar, com sua prória aprendizagem e crescimento.
Aprendi muito com a realização desta atividade, pois esta me aproximou ainda mais dos alunos e da equipe escolar, pois trabalhamos a todo momento juntos. A colaboração foi uma peça fundamental para a realização desta atividade pois cada uma ajudou como pode e assim desenvolvemos um trabalho muito bonito e signficativo na minha vida como educadora e na de meus alunos como pesquisadores construtores de conhecimentos e de uma sociedade melhor.

Aula em DVD -Escola

A aula em DVD - Escola ocorreu no espaço de aula normal com os alunos de 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental os quais foram receptivos conosco ao falarmos das tecnologias utilizadas na escola a qual motiva-os a estudar.
Ao falar de futebol em tempo de Copa do Mundo, os alunos vibraram e disseram que o futebol é sua paixão. Assim, a atividade foi desenvolvida com sucesso e comentários enriquecedores da prática educativa e a atenção demonstrada pelos participantes para cada detalhe do conteúdo do filme foi motivo para a aprendizagem. E, eu particularmente vi que o comportamento e o aprendizado dos alunos depende muito do nosso empenho em educar.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Meio ambiente e o hipertexto


O planejamento foi surpreendente com nova maneira de se trabalhar o texto em sala de aula facilitando a compreensão do texto e o aprendizado dos nosso alunos.
A aplicação foi em sala de aula com os alunos do 6º ano vespertino com a utilização dos recursos pedagógicos computador, data show, caixa amplificada de som, microfone e internet móvel.
Os alunos ficaram bastante emplogados a diversidade de recursos participando ativamente das leituras propostas e debatendo os textos.
As dificuldades encontradas foram as seguintes:


  • falta de laboratório de informática;

  • Os alunos não possuirem e-mail nem g-mail, impossibilitando o comentário dos blogs.

Superamos as dificuldades criando um e-mail para cada aluno presente. Registramos as atividades por meio de fotos. Coseguimos fazer a conexão dos conteúdos trabalhando a interdisciplinariedade por sermos graduadas em áreas diferentes (Português, Geografia, História).


Essa atividade enriqueceu o meu contexto profissional com atividade de hipertexto posso diversificar minhas aulas e torná-las mais interessantes.

quinta-feira, 13 de maio de 2010


"Adote o hábito de dizer algo amável ao pronunciar as primeiras palavras pela manhã. Isso estabelecerá sua disposição mental e emocional para todo o dia."

hipertexto

Hipertexto é a forma de apresentar um determinado texto despertando a curiosidade de quem o lê assim facilitando a leitura e memorização dos links, mas é preciso tomar cuidado para não se perder na navegação no momento em que se percorrem os caminhos do texto, o navegador passar a ser o co-autor, facilitando de forma rápida a elaboração de um texto a partir de vários fragmentos dos textos pesquisados. Ao levar para sala de aula as informações podemos despertar o interesse pela busca tornando variada e dinâmica as aulas interligando os fatos com a realidade do aluno.
O trabalho com hipertexto impulsiona à pesquisa e a produção textual facilitando o aprendizado daqueles que se encontra em diferentes níveis, respeitando as limitações e proporcionando a inclusão.
A utilização de diferentes ferramentas na sala de aula abre as portas para melhorar a qualidade educacional em vários eixos. E colocando em foco o eixo da leitura o hipertexto proporciona ao aprendiz uma leitura mais dinâmica e prazerosa, pois esse conjunto de informações nos conecta em páginas, imagens, gráficos, sequências sonoras e documentos complexos são chamadas tecnicamente de conjunto de um hipertexto. Ao trabalhar com os links percebi que os mesmos são como um dicionário que facilita a compreensão do texto.Segundo o site Wikipédia explica etimologicamente a palavra assim melhorando o nosso entendimento sobre o que é Hipertexto: “ O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado.”

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sites interessantes

www.livrariasaraiva.com.br/.../the-singles-collection

rammstein.musicblog.com.br/r2780/Singles

www.sopedagogia.com.br/

institutodeeducacaodoce.blogspot.com


www.sofisica.com.br/

ptwikipedia/sofisica.com.br


www.soquimica.com.br

www.alexa.com/site/linksin/soportugues.com.br


serversiders.com/soportugues.com.br

Perfil de educadora

A utilização do computador enquanto tecnologia de comunicação nos coloca hoje diante de mudanças radicais. O fluxo de informações e conhecimento adquire uma dimensão sem fronteiras unindo pessoas de diferentes pontos do mundo. Temos que aprender a aprender, aprender a ensinar, passando ao aluno, de forma prazerosa e devemos ensinar que o conhecimento deve ser buscado ao longo da vida. “José Arnaldo Valente nos chama atenção para uma nova cultura de aprendizagem”. E sabemos que essa aprendizagem está se tornando uma atividade continua iniciado nos primeiros ensinamentos e estendendo-se ao longo da vida.
Eu como professora aprendiz devo procurar me atualizar o tempo todo, de varias maneiras buscando acompanhar todas as mudanças, para que eu possa estar preparada para incluir meus alunos, através de aulas interessantes, descobridoras e prazerosa,na construção de um aprendizado melhor.
Ao realizarmos nossa prática pedagógica de maneira interativa é necessário fazer uma avaliação inicial para construir uma visão real de cada aluno, com isso promover o planejamento das aulas que atenda as necessidades primordiais da aprendizagem do grupo.
O produto final das transformações educacionais está inserido na questão da busca constante de mudanças concretas e reais dos conteúdos para o crescimento da aprendizagem de forma continuada.
A exemplo, citamos a aprendizagem na terceira idade que é centrada na resolução de problemas ou projetos específicos e de superação de desafios impostos pelo próprio individuo. É uma aprendizagem construída que ocorre em ambientes de educação semelhante à aprendizagem infantil, porém acontece depois que a pessoa deixa a vida profissional.