Como fazer pesquisas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Currículo

Primeiro é preciso esclarecer o que devemos entender pelo termo
“currículo”. O termo é usado com vários sentidos e várias definições têm
sido apresentadas.
Inicialmente o currículo era visto apenas como uma grade a ser cumprida mas depois dos estudos feitos podemos compreender que ele vai além disso.
Currículo é todo aprendizado adquirido dentro ou fora da sala de aula. É toda a bagagem trazida e construída por cada individuo.
Currículo também pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando avaliar. Veja bem ele é um guia de sugestão e não de obrigação. Isso porque é muito difícil eleger que de tal maneira o aluno aprende e de tal não. Nosso alunado é heterogêneo. E se são diferentes não podemos eleger apenas uma maneira de ensinar e aprender.

2 comentários:

  1. Na verdade currículo tem várias definições, no entanto percebe-se que as escolas estão longe dessa realidade. Interessante o que você coloca em relação ao currículo como sugestão e não obrigação algo que precisa ser revisto junto a SEDUC na "proposta" 2010.
    Abraços!

    Semone

    ResponderExcluir
  2. Muito proveitoso este artigo,principalmente no que se diz a questão de sugestão e não obriação, infelizmente alguns profissionais insistem em seguir "a risca"o currículo, e esquece de adáptá-lo a realidade de seus alunos. Parabéns!(Constantino/Ivanilde)

    ResponderExcluir