A utilização do computador enquanto tecnologia de comunicação nos coloca hoje diante de mudanças radicais. O fluxo de informações e conhecimento adquire uma dimensão sem fronteiras unindo pessoas de diferentes pontos do mundo. Temos que aprender a aprender, aprender a ensinar, passando ao aluno, de forma prazerosa e devemos ensinar que o conhecimento deve ser buscado ao longo da vida. “José Arnaldo Valente nos chama atenção para uma nova cultura de aprendizagem”. E sabemos que essa aprendizagem está se tornando uma atividade continua iniciado nos primeiros ensinamentos e estendendo-se ao longo da vida.
Eu como professora aprendiz devo procurar me atualizar o tempo todo, de varias maneiras buscando acompanhar todas as mudanças, para que eu possa estar preparada para incluir meus alunos, através de aulas interessantes, descobridoras e prazerosa,na construção de um aprendizado melhor.
Ao realizarmos nossa prática pedagógica de maneira interativa é necessário fazer uma avaliação inicial para construir uma visão real de cada aluno, com isso promover o planejamento das aulas que atenda as necessidades primordiais da aprendizagem do grupo.
O produto final das transformações educacionais está inserido na questão da busca constante de mudanças concretas e reais dos conteúdos para o crescimento da aprendizagem de forma continuada.
A exemplo, citamos a aprendizagem na terceira idade que é centrada na resolução de problemas ou projetos específicos e de superação de desafios impostos pelo próprio individuo. É uma aprendizagem construída que ocorre em ambientes de educação semelhante à aprendizagem infantil, porém acontece depois que a pessoa deixa a vida profissional.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa, gostei muito do seu blog, tem um montão de coisas que preciso aprender ainda, achei interessante mesmo, parabens.
ResponderExcluirOi Educação Transformadora!
ResponderExcluirGostaria que vc se identificasse, se possível.
Silene Lívia