Como fazer pesquisas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

hipertexto

Hipertexto é a forma de apresentar um determinado texto despertando a curiosidade de quem o lê assim facilitando a leitura e memorização dos links, mas é preciso tomar cuidado para não se perder na navegação no momento em que se percorrem os caminhos do texto, o navegador passar a ser o co-autor, facilitando de forma rápida a elaboração de um texto a partir de vários fragmentos dos textos pesquisados. Ao levar para sala de aula as informações podemos despertar o interesse pela busca tornando variada e dinâmica as aulas interligando os fatos com a realidade do aluno.
O trabalho com hipertexto impulsiona à pesquisa e a produção textual facilitando o aprendizado daqueles que se encontra em diferentes níveis, respeitando as limitações e proporcionando a inclusão.
A utilização de diferentes ferramentas na sala de aula abre as portas para melhorar a qualidade educacional em vários eixos. E colocando em foco o eixo da leitura o hipertexto proporciona ao aprendiz uma leitura mais dinâmica e prazerosa, pois esse conjunto de informações nos conecta em páginas, imagens, gráficos, sequências sonoras e documentos complexos são chamadas tecnicamente de conjunto de um hipertexto. Ao trabalhar com os links percebi que os mesmos são como um dicionário que facilita a compreensão do texto.Segundo o site Wikipédia explica etimologicamente a palavra assim melhorando o nosso entendimento sobre o que é Hipertexto: “ O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado.”

7 comentários:

  1. O hipertexto supera os limites possibilitando o processo de colaboração entre as pessoas e compartilhnado seus conhecimentos.
    Tenho certeza que iremos trocar muitas experiencia que contribuirão com nosso aprendizado.
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O hipertexto faz jus à sua etimologia pois ele nos leva além do que estamos realmente lendo.
    Que bom que somos escolhidas e capacitadas por Deus que está nos permitindo fazer esse curso.
    Bom final de semana.
    Silene Lívia

    ResponderExcluir
  3. Oiê Lulu,
    Relalmente esses seu comentário "mas é preciso tomar cuidado para não se perder na navegação no momento em que se percorrem os caminhos do texto" é real, quando estava fazendo minha atividade vivia me perdendo, por causa dos links. clicava em um depois em outro e nisso foi o dia todo. Seu blog está lindo viu.
    Michelly

    ResponderExcluir
  4. Educação Transformadora, quando você refere o enriquecimento das aulas com a utilização de diferentes ferramentas, concordo plenamente, até porque o alunado gosta de inovações.

    PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Luciana, depois de tantos estudos neste curso acredito que irá nos ajudar muito na nossa profissão. O Hipertexto será nosso aliado, uma vez que abre um leque de possibilidades de trabalhar com ele em diveros momentos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi professora Luciana,
    Aprofessora Luciana ficava tirando foto fiquei muito agradecida. Ela falou também da importância da leitura.

    ResponderExcluir
  7. Luciana,
    Concordo com o seu possicionsmento no texto, pois ficou bem claro o que é hipertexto. Você percebeu o quanto o hipertexto é importante para o trabalho do professor? E quantas inovações às aulas são possiveis através do hipertexto? Agora nos temos que multiplicar aos nossos professores essa ferramenta maravilhosa durante o planejamento.

    Abraço, Lara Raquel

    ResponderExcluir