Como fazer pesquisas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Memorial

O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as (TICs) numa abordagem educacional enfatizando a maneira de aprender mudando de atitudes e concepções, visando a incorporação da mesma na gestão e no cotidiano da escola. Por meio de uma metodologia de formação voltada para o contexto escolar, a ação reflexiva articulada com as teorias, bem como as interações entre participantes, desencadeando neles, mudanças na forma de aprender com o uso das TICs.
No ambiente virtual do curso, uma das principais características é o registro das interações entre os participantes que ocorrem nos espaços de comunicação e das atividades realizadas individuais ou em grupos .Na metodologia criada para este
curso, a interação entre professor e alunos e entre os alunos favorece a construção de uma rede humana de aprendizagem que se viabiliza por meio da rede tecnológica. No ambiente virtual, os participantes expressam suas experiências, reflexões e questionamentos, assim ampliei meus conhecimentos e fiz uma reflexão sobre os modelos de aprendizagem no contexto abordado, vivenciei um modelo novo de aprendizagem contribuindo bastante para o meu crescimento pessoal e da unidade escolar ,o que mais dificultou foi o tempo, superei com a ajuda das colegas( Vitalina, Dalvina e Michely) e da tutora Elizangela.
Vale ressaltar que as leituras e entrevistas indicadas durante o curso foram importantes instrumentos para o meu embasamento teórico referente às exigências e necessidades da era do conhecimento em que vivemos.
Considerando a experiência que já tive de sala de aula, posso afirmar que a minha visão de prática pedagógica agora não é mais a mesma. As abordagens e as discussões deste curso fizeram-me ver a necessidade de pensar a escola, a sala de aula de uma maneira diferente, as TICs na educação são ferramentas para serem exploradas de forma criativa e interativa tornando o aluno construtor do seu conhecimento, assim mudando a pratica pedagógica,bem como paradigma em que se apoiava até o momento para se aventurar com as TICs.esse recurso pode ser explorado nas aulas de forma oral ,escrita e digital fazendo com que a sala de aula deixe de ser um espaço de competição e passa a ser um lugar de construção de conhecimento.





LUCIANA AIRES DOS SANTOS SOARES
PORTO NACIONAL 28/09/2010

2 comentários:

  1. Luciana,

    Concordo com você sobre a mudança na percepção do processo educacional depois de um curso como este. Valeu a pena mesmo com as dificuldades.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana
    um dos objetivos do curso é proporcionar uma nova visão com relação a tecnologia e currículo.
    Parabéns.
    Elisângela

    ResponderExcluir