Como fazer pesquisas

terça-feira, 29 de junho de 2010

A pesquisa na escola

Após uma reunião com a equipe escolar que participa do cursos as TICs, fizemos a leitura de diversos materiais disponíveis no site: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml
Dentre diversos planos e dicas de aula escolhemos um tema que daria para trabalhar com todas as disciplinas. Aproveitamos também para fazer intervenção pedagógica nas salas de aula.
O tema trabalhado foi a "Pesquisa" e o texto escolhido foi: "Avalie com os estudantes a credibilidade dos sites de busca". A partir daí planejamos nossa aula, criamos slides para apresentação e aplicamos o conteúdo em sala de aula.
A receptividade dos alunos foi muito boa, eles demonstraram bastante motivados, participaram muito da aula por meio de comentários, perguntas, leituras e sugestões. A aprendizagem deles ocorreu, e ainda está ocorrendo, de forma prazerosa. Isto porque eles hoje iniciam uma fase de pesquisadores compromentidos com o ambiente escolar, com sua prória aprendizagem e crescimento.
Aprendi muito com a realização desta atividade, pois esta me aproximou ainda mais dos alunos e da equipe escolar, pois trabalhamos a todo momento juntos. A colaboração foi uma peça fundamental para a realização desta atividade pois cada uma ajudou como pode e assim desenvolvemos um trabalho muito bonito e signficativo na minha vida como educadora e na de meus alunos como pesquisadores construtores de conhecimentos e de uma sociedade melhor.

3 comentários:

  1. oi Luciana!
    sou suspeita para conetar esse trabalho uma vez que trabalhamos juntas. só tenho a te parabenizar pela proximidade com os alunos a sua presença frequente em sala de aula.
    Realmente essa atividade foi um sucesso. Ensinar nossos alunos a serem pesquisadores fará a diferença em nossas vidas, na vida deles e de nossa escola. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Luciana;
    É interessante o trabalho desenvolvido com os alunos de pesquisa e análise de sites.Tenho certeza que os alunos além de terem adorado tiveram excelente aprendizagem.
    Parabéns!
    Eliana

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana,
    *areabéns pelo trabalho realizado com esta turma, concerteza facilitará o trabalho dos professores e o rendimento das aulas serão bem melhores.
    Um abraço, Lara Raquel

    ResponderExcluir