Como fazer pesquisas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Meio ambiente e o hipertexto


O planejamento foi surpreendente com nova maneira de se trabalhar o texto em sala de aula facilitando a compreensão do texto e o aprendizado dos nosso alunos.
A aplicação foi em sala de aula com os alunos do 6º ano vespertino com a utilização dos recursos pedagógicos computador, data show, caixa amplificada de som, microfone e internet móvel.
Os alunos ficaram bastante emplogados a diversidade de recursos participando ativamente das leituras propostas e debatendo os textos.
As dificuldades encontradas foram as seguintes:


  • falta de laboratório de informática;

  • Os alunos não possuirem e-mail nem g-mail, impossibilitando o comentário dos blogs.

Superamos as dificuldades criando um e-mail para cada aluno presente. Registramos as atividades por meio de fotos. Coseguimos fazer a conexão dos conteúdos trabalhando a interdisciplinariedade por sermos graduadas em áreas diferentes (Português, Geografia, História).


Essa atividade enriqueceu o meu contexto profissional com atividade de hipertexto posso diversificar minhas aulas e torná-las mais interessantes.

quinta-feira, 13 de maio de 2010


"Adote o hábito de dizer algo amável ao pronunciar as primeiras palavras pela manhã. Isso estabelecerá sua disposição mental e emocional para todo o dia."

hipertexto

Hipertexto é a forma de apresentar um determinado texto despertando a curiosidade de quem o lê assim facilitando a leitura e memorização dos links, mas é preciso tomar cuidado para não se perder na navegação no momento em que se percorrem os caminhos do texto, o navegador passar a ser o co-autor, facilitando de forma rápida a elaboração de um texto a partir de vários fragmentos dos textos pesquisados. Ao levar para sala de aula as informações podemos despertar o interesse pela busca tornando variada e dinâmica as aulas interligando os fatos com a realidade do aluno.
O trabalho com hipertexto impulsiona à pesquisa e a produção textual facilitando o aprendizado daqueles que se encontra em diferentes níveis, respeitando as limitações e proporcionando a inclusão.
A utilização de diferentes ferramentas na sala de aula abre as portas para melhorar a qualidade educacional em vários eixos. E colocando em foco o eixo da leitura o hipertexto proporciona ao aprendiz uma leitura mais dinâmica e prazerosa, pois esse conjunto de informações nos conecta em páginas, imagens, gráficos, sequências sonoras e documentos complexos são chamadas tecnicamente de conjunto de um hipertexto. Ao trabalhar com os links percebi que os mesmos são como um dicionário que facilita a compreensão do texto.Segundo o site Wikipédia explica etimologicamente a palavra assim melhorando o nosso entendimento sobre o que é Hipertexto: “ O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado.”

terça-feira, 4 de maio de 2010

Sites interessantes

www.livrariasaraiva.com.br/.../the-singles-collection

rammstein.musicblog.com.br/r2780/Singles

www.sopedagogia.com.br/

institutodeeducacaodoce.blogspot.com


www.sofisica.com.br/

ptwikipedia/sofisica.com.br


www.soquimica.com.br

www.alexa.com/site/linksin/soportugues.com.br


serversiders.com/soportugues.com.br

Perfil de educadora

A utilização do computador enquanto tecnologia de comunicação nos coloca hoje diante de mudanças radicais. O fluxo de informações e conhecimento adquire uma dimensão sem fronteiras unindo pessoas de diferentes pontos do mundo. Temos que aprender a aprender, aprender a ensinar, passando ao aluno, de forma prazerosa e devemos ensinar que o conhecimento deve ser buscado ao longo da vida. “José Arnaldo Valente nos chama atenção para uma nova cultura de aprendizagem”. E sabemos que essa aprendizagem está se tornando uma atividade continua iniciado nos primeiros ensinamentos e estendendo-se ao longo da vida.
Eu como professora aprendiz devo procurar me atualizar o tempo todo, de varias maneiras buscando acompanhar todas as mudanças, para que eu possa estar preparada para incluir meus alunos, através de aulas interessantes, descobridoras e prazerosa,na construção de um aprendizado melhor.
Ao realizarmos nossa prática pedagógica de maneira interativa é necessário fazer uma avaliação inicial para construir uma visão real de cada aluno, com isso promover o planejamento das aulas que atenda as necessidades primordiais da aprendizagem do grupo.
O produto final das transformações educacionais está inserido na questão da busca constante de mudanças concretas e reais dos conteúdos para o crescimento da aprendizagem de forma continuada.
A exemplo, citamos a aprendizagem na terceira idade que é centrada na resolução de problemas ou projetos específicos e de superação de desafios impostos pelo próprio individuo. É uma aprendizagem construída que ocorre em ambientes de educação semelhante à aprendizagem infantil, porém acontece depois que a pessoa deixa a vida profissional.